5 motivos para substituir a dentadura convencional.

19 de setembro de 2019

A vida do usuário da dentadura não é fácil, ainda mais nos dias de hoje, estamos envelhecendo mais e buscamos melhorar nossas vidas. Saúde e bem-estar devem estar presentes em nossas vidas e não devemos deixar de fora nossa saúde bucal. Em 2017, 39 milhões de brasileiros usavam algum tipo de prótese dentária, seja a parcial fixa ou removível, que substitui um número de dentes, ou a total — as chamadas dentaduras, que substituem todos os dentes.  

Moldagem de uma dentadura convencional.

Listamos 5 motivos que irão fazer você repensar o uso de sua dentadura convencional.

1.Alimentação

Dificuldade para mastigar são grandes problemas frequentes na vida dos portadores de dentaduras. Alimentar-se, um prazer para a maioria da população, transforma-se em martírio. A vontade de comer qualquer tipo de alimento some, perdemos os gostos dos alimentos, sabor e paladar. Não conseguimos mais mastigar corretamente e um simples churrasco, ou comer frutas passa, longe do nosso cardápio.

De acordo com estudos mais recentes, portadores de dentadura ingerem 30% mais carboidratos que as pessoas comuns, tendem a se alimentar mal e tendem a engordar mais.

2.Dores

Dentaduras antigas raramente estão associadas à dor aguda. Quando aparecem, vão de leves a moderadas. É aí que está o problema, porque o paciente pode ser acostumar com essa dor e achar que ela faz parte do uso da dentadura – o que não é verdade.

Além disso, a desadaptação da dentadura ao rebordo bucal é um processo lento que, na maioria das vezes, passa despercebido. O resultado é uma falsa estabilidade da prótese, gerando sempre um desconforto ao falar, comer e sorrir, levando ao acumulando de muito alimento dentro da prótese na hora da refeição.

Muitos pacientes acham que a dentadura é para o resto da vida e não trocam as mesmas regularmente, ficando com as mesmas desadaptadas, virando reféns dos cremes fixadores de próteses (marca Corega).

3.Insegurança

Desde os primórdios das dentaduras, a insegurança já fazia parte com esse tipo de tratamento, o ex- Presidente dos Estados Unidos George Washington ano 1789  perdeu os dentes enquanto era jovem com aproximadamente 20 anos de idade , De acordo com o historiador Michael Beschloss, o ex-presidente americano ficava muito constrangido com seus problemas dentários. “Ele achava que as dentaduras eram um sinal de fraqueza”, disse ao New York Times.

Beschloss conta ainda que o político se esforçou a vida toda para se assemelhar a um monumento. “[A aparência] era importante para sua autoestima e ele acreditava que ela também importava para manter a dignidade e credibilidade de sua nação”, narrou.

4.Tempo de uso reduzido

As dentaduras são bastante resistentes para aguentar as demandas diárias, mas não são inquebráveis. Em geral, as dentaduras podem durar em média 5 anos, pois a estrutura óssea da boca tende a mudar constantemente devido a ausência dos dentes naturais.

Para mantê-las sempre nova, o mais recomendado é caprichar na rotina de cuidados. Para tanto, faça a higienização com produtos próprios para dentadura, uma escova grande e com cerdas macias e sempre limpe as dentaduras. O acumulo de restos de alimentos durante muito tempo, dificulta a remoção. Visitas regulares ao dentista, para avaliação da dentadura, ajuda a prolongar a vida da prótese.

5.Sou velho para fazer implantes

Uma das maiores mentiras faladas aos usuários de dentaduras é que são muito velhos e não poderão colocar implantes e instalar uma dentadura fixa, de acordo com o Dr. Danilo Oliveira, não existe idade para colocar implantes e instalar a dentadura fixa, falta informação aos pacientes, o paciente estando em ótimas condições de saúde, pode realizar a cirurgia.

Dentadura Fixa (Prótese Protocolo) com 4 Implantes.

O Dr. Danilo afirma que o uso das dentaduras fixas acabam melhorando a vida dos pacientes, gerando um maior conforto, eleva a autoestima, pois a pessoa fica confiante e não tem medo de conversar, dar risada ou se alimentar em público, propicia a mastigação completa dos alimentos, o que evita problemas de digestão e outros males para a saúde, prologando a vida dos pacientes com dentaduras fixas.


Artigos relacionados:

Dentadura Fixa: Descubra os benefícios!

Um em cada 5 brasileiros que usam dentadura tem entre 25 e 44 anos.

Gostaria de saber mais sobre a Dentadura Fixa?

Fale com o nosso especialista!