Lentes de Contato Dental: cada vez mais próximas da naturalidade.

08 de novembro de 2019

Tratamentos estéticos podem transformar sorrisos. Essa frase pode parecer clichê, mas tem se tornado uma realidade com a evolução dos materiais cerâmicos. O aumento considerável da demanda por tratamentos estéticos permitiu que as lentes de contato dental fossem introduzidas no mercado, devolvendo autoestima e bem-estar aos pacientes. Se você ainda não conhece as vantagens desse procedimento, não perca essa leitura!

As lentes de contato dental são facetas ultrafinas de porcelana aplicadas na superfície dos dentes para alterar o seu formato/textura além de reparar pequenas imperfeições, tais como: pequenas fraturas, diastemas (espaços extras entre os dentes), escurecimento discreto, desalinhamento, entre outros.

As lentes de contato são diferentes das facetas convencionais por terem uma espessura menor, necessitando de pouco ou nenhum desgaste da estrutura sadia do dente. Embora tenham um diâmetro mínimo, conferem maior durabilidade quando cimentadas sobre os dentes naturais, resistindo às forças mastigatórias.

Planejamento do tratamento com lente de contato

As cerâmicas odontológicas, também conhecidas como porcelanas dentais,reproduzem características que se assemelham às dos dentes naturais, como: resistência à fratura, estabilidade de cor e biocompatibilidade. Assim, você pode sorrir com mais segurança, exibindo um sorriso mais jovem e harmônico. Além disso, as cerâmicas podem ser utilizadas para confecção de coroas, facetas, lentes de contato dentais, inlays e onlays (restaurações parciais de dentes destruídos) e próteses fixas.

Uma vez selecionado o laminado cerâmico que vai compor a lente de contato, o próximo passo é a definição do molde das arcadas dentárias a fim de possibilitar um planejamento personalizado de cada caso. Após a análise clínica de exames e registros fotográficos, o técnico em prótese utiliza então o modelo original para a realização da escultura em cera, através do que chamamos de enceramento diagnóstico. Esse material é então reproduzido em um molde de silicone e preenchido com uma resina especial. O cirurgião-dentista posiciona esse molde na boca do paciente até a secagem da resina. Nesse momento, é possível visualizar o resultado do tratamento sem qualquer alteração nos dentes naturais. Após a aprovação do paciente, a resina é removida e o tratamento se inicia de fato. Essa etapa pode ser denominada de mock-up.

Para que o seu dentista obtenha sucesso no tratamento com facetas laminadas, é preciso que haja um planejamento minucioso e, sobretudo, experiência. Portanto, a escolha de um profissional especializado é essencial para a sua segurança de bem-estar. Agende já a sua avaliação!

Fonte: Savaris et al. Lentes de contato, harmonização e estética com preparos conservadores. Journal of Research in Dentistry 2018, 6(4):91-97. http://www.inpn.com.br/ProteseNews/Materia/Index/133359


Artigos relacionados:

A revolução da odontologia na era digital

Conheça as principais vantagens dos alinhadores invisíveis

Gostaria de saber mais sobre lentes de contato dental?

Fale com o nosso especialista!