Tudo que você precisa saber sobre Implante Dentário.

22 de outubro de 2019

Aqui você vai entender se o implante dentário é um tratamento indicado para você!

A descoberta da união funcional entre osso e implante, conhecida como osseointegração, foi um dos avanços mais significativos no tratamento de pacientes com perda dentária unitária, parcial e total. A princípio, a indicação era direcionada apenas a pacientes edêntulos, isto é, sem nenhum dente, a fim de alcançar uma ancoragem para uma prótese através dos implantes. A princípio, a indicação era direcionada apenas a pacientes edêntulos, isto é, sem nenhum dente, a fim de alcançar uma ancoragem para uma prótese através dos implantes.

Implante dentário: ilustração vetorial realista.

Entretanto, com o surgimento de novas tecnologias, as ausências dentárias parciais puderam ser contempladas. Implantes são estruturas de titânio capazes de substituir raízes dentárias. Uma vez posicionados no osso, os implantes podem oferecer fixação e estabilidade à prótese, dando mais segurança ao paciente na hora de sorrir, mastigar e falar. De fato, a prótese sobre implante é hoje uma das alternativas que confere maior naturalidade ao sorriso. Após a instalação do implante, há duas alternativas: esperar o tempo de osseointegração que dura de 4 a 6 meses para iniciar a confecção de uma prótese definitiva e, nesse meio tempo, usar próteses provisórias ou ainda fazer a modalidade de carga imediata, que consiste na instalação da prótese dias após a cirurgia.

Conheça os tipos de próteses sobre implantes para quem perdeu todos os dentes:

Prótese Protocolo: — Feita em resina ou porcelana, essa prótese é fixada sobre implantes e só é removida apenas pelo cirurgião-dentista. Além de conferir excelente estética, é uma alternativa em relação às dentaduras convencionais.

Prótese Overdenture: — Confeccionada em resina, essa é uma prótese total removível sobre implante. Possui um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, o que permite uma maior estabilidade e retenção. A higiene é realizada pelo próprio paciente, uma vez que a prótese pode ser facilmente removida. Muitos pacientes acreditam que não é preciso ter cuidado com os implantes. No entanto, esse cuidado deve ser tão minucioso quanto o que temos com os nossos dentes naturais. Isso evita a peri-implantite que é o comprometimento do osso ao redor da área implantada, capaz de prejudicar também tecidos moles como a gengiva. Assim, negligenciar a manutenção periódica do implante pode ocasionar uma perda considerável da estética.


Artigos relacionados:

5 motivos para substituir a dentadura convencional.

Dentadura Fixa: Descubra os benefícios!

Gostaria de saber mais sobre o implante dentário?

Fale com o nosso especialista!